Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page
dedetizadora
o que vc gostaria de melhor para cabar com as prag
o qua vc gostaria
que opiçao vc daria 1a10
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (816 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



Baixe o Flash Player para executar...

 

 

dedetização de barata  dedetização de  formigas  Descupinização

ciclo de vida dos pombos  biologia das moscas  habitat dos escorpiões

aranha caranguejeira  biologia das brocas  carrapato 

tatuzinho  barbeiro  traça

biologia dos ácaros  percevejo    pulgoes

cochonilha  marimbondo  lagarta das palmeiras

saúvas  Dengue  mosquito/pernilongo

tesourinha

 

 

Controle de pombo     Desratização            Limpeza de caixa dagua   Impermeabilização   Pulgas     Aranha

Controle de ratos       Descupinização        Detetizadora                     Controle de pragas    Ratos        Ratazana

Controle de cupins     Despombamento      Detetização                      Escorpião                  Formigas   Percevejo

Controle de pulgas     Dedetização             Dedetizadora                    Mosca                       Traça         Pugão    



Total de visitas: 353052
DEDETIZADORA CARRÃO11-2746-2573DETETIZADORA CARRÃO
DEDETIZADORA CARRÃO11-2746-2573DETETIZADORA CARRÃO

 

RATOS

Controle de ratos na Empresa Dedetizadora Mega Quality

Desratização

Controle de Roedores

Desratização - Controle de Roedores

desratização é o processo utilizado para a eliminação e controle de roedoresconhecidos como camundongos, ratazanas e ratos de forro. De acordo com a biologia de cada espécie são empregados produtos e procedimentos específicos dedesratização, que vão desde a aplicação de iscas raticidas anticoagulantes, como também ao uso de placas adesivas e gaiolas para a sua captura. Para total segurança do ambiente, evitando a contaminação de animais domésticos e crianças, utilizamos porta iscas em pvc, lacrados, para o acondicionamento das iscas raticidas.

OSAKA oferece solução e prevenção em serviços e manutenções no controle de pragas e desentupimentos. Contamos com uma equipe especializada emdesratização em RESIDÊNCIASEMPRESAS e CONDOMÍNIOS.

BARATAS

Controle de baratas na Empresa Dedetizadora Mega Quality

Desinsetização

Controle de Insetos

desinsetização é o processo utilizado para a eliminação e controle de insetos rasteiros, insetos voadores, aranhas, carrapatos, ácaros e escorpiões. Devido a grande quantidade e variedade de espécies, os tratamentos são direcionados utilizando produtos de ultima geração sendo géis, inseticidas micro-encapsulados, gases fumigantes, iscas granuladas, inseticidas inibidores de crescimento, entre outros.

Os equipamentos usados no controle de insetos são de uso profissional e especifico, variando de acordo com a área a ser imunizada e o tipo de praga a ser combatida. Um dos nossos principais equipamentos são a termonebulizadora portátil que expele fumaça inseticida utilizada para o combate a insetos voadores, principalmente o Aedes aegypti (mosquito transmissor da Dengue) e o pulverizador costal a gasolina de grande pressão, capaz de atingir infestações em áreas altas, de até 6 metros de altura.

OSAKA oferece solução e prevenção em serviços e manutenções no controle de pragas e desentupimentos. Contamos com uma equipe especializada em desinsetização em RESIDÊNCIASEMPRESAS e CONDOMÍNIOS.

MOSCAS

Controle de moscas na Empresa Dedetizadora Mega Quality

Podemos reconhecer as moscas pela cabeça, nitidamente distinta e móvel, com dois grandes olhos facetados, isto é, como se fosse dividido em várias partes (facetas). Algumas moscas possuem o aparelho bucal com capacidade de absorver líquidos, enquanto que em outras o aparelho bucal é do tipo picador.

Apesar de algumas espécies serem nocivas, muitas são úteis na polinização de flores, decomposição da matéria orgânica, fonte de alimento para peixes, anfíbios, répteis, pássaros, etc. Além de que as espécies de Drosophila são utilizadas como animais experimentais principalmente para estudos genéticos, podendo trazer benefícios ao homem. Outras espécies são utilizadas como agentes de controle biológico de plantas daninhas bem como de insetos pragas.

A mosca dos estábulos (Stomoxys calcitrans) pode ser facilmente distinta da mosca comum, por possuir um aparelho bucal longo, como uma agulha apontada para frente, pois é uma mosca que perfura a pele dos hospedeiros para sugar sangue. Pode picar seres humanos e, eventualmente, sua picada pode ser muito dolorosa.

Há vários outros tipos de moscas menos freqüentes nas residências, mas não nas cidades. Há aquelas que se alimentam de cadáveres onde também pões seus ovos (família Sarcophagidae); outras de cores metálicas (família Calliphoridae) que vivem no lixo, e preferem carne e seus derivados; ainda existem as drosófilas (moscas das frutas) e também os Tabanídeos (moscas das cachoeiras, dos cavalos ou mutucas) que picam dolorosamente.

As espécies mais importantes consideradas “pragas” são: Musca domesticaCochliomyia hominivorax e Dermatobia hominis.

Musca domestica é considerada uma praga urbana e é a mais importante, tendo em vista que pode transmitir organismos patogênicos (vírus, bactérias, protozoários, helmintos) que podem causar doenças no homem e em animais domésticos.

Cochliomyia hominivorax é tanto uma praga rural quanto urbana e causa miíase obrigatória. Moscas que causam miíase obrigatória são aquelas que precisam se desenvolver sobre ou dentro de vertebrados vivos.

Já a Dermatobia hominis causa miíase obrigatória, porém é uma praga rural, pois não possui hábitos urbanos.

CUPINS

Controle de cupins na Empresa Dedetizadora Mega Quality

Controle de Cupins

A Megatec Controle de Cupins e Pragas está no mercado há mais de 10 anos trabalhando com dedicação e excelência nos resultados. O Controle de Cupins demanda um trabalho cauteloso, uma vez que esses insetos se mostram altamente resistentes tanto na zona rural como urbana.

A Megatec oferece um serviço de Controle de Cupins diferenciado em imóveis e edifícios tanto residências como comerciais e patrimônios públicos. Todo o serviço é feito com matéria prima de ultima geração e aparelhos altamente tecnológicos para trazerem resultados sem danificar o local.

Como É Feito O Controle De Cupins:

- Para começar o Controle de Cupins a análise do local é primordial. A Megatec envia seus técnicos especializados para inspecionar o lugar infestado, assim é possível saber qual o tamanho da área atingida, tipo de inseto e histórico do ataque das pragas.

- Com todas essas informações em mãos, nossa equipe prepara um laudo que é apresentado ao cliente com todas as informações necessárias para o inicio do Controle de Cupins, como: Tipos de tratamentos a ser realizado para eliminar a infestação urgentemente e como manter o local com um Controle de Cupins eficiente.

- Toda etapa de Controle de Cupins feita pela Megatec é acompanhada pelo cliente, desde a definição de inseticidas, solventes e sua forma de aplicação, pois visamos à transparência de um trabalho bem feito com foco nos resultados.

- Nossa equipe de Controle de Cupins prepara o local a ser tratado atentando para a integridade de móveis e objetos para que não manchem com os produtos.

A descupinização requer muito conhecimento no ramo, pois é necessário localizar os ninhos de cupins para que o Controle de Cupins seja erradicado, pois sua colônia tem poder de reconstrução. A equipe da Megatec tem experiência para monitorar a presença de cupins em torno da sua casa e arredores da vizinhança, podendo elaborar estratégias eficazes para o Controle de Cupins definitivo e evitar invasões de novas colônias.

PULGAS

Controle de pulgas na Empresa Dedetizadora Mega Quality

Controle de Pulgas

A empresa Megatec especializada em controle de pragas e desentupimento oferece um leque variado de serviços para proteger seu ambiente domiciliar ou comercial.

O serviço de controle de pulgas oferecido pelo grupo tem como objetivo eliminar pulgas dos animais e do ambiente em si infestado.

controle de pulgas não é uma tarefa fácil e a falta de informação pode levar a uma infestação indesejada.

Para alcançar o sucesso no controle de pulgas são necessários alguns fatores relevantes como:

- Identificar o foco, geralmente cães ou gatos, porém existe um elevado número de espécies de pulgas.

 

- Pulex irritans é a conhecida pulga doméstica q parasita o homem;

- Xenopsylla cheopis encontrada facilmente nos ratos que vivem no esgoto e ao entrar em contato com o homem pode transmitir uma doença conhecida como Peste Bubônica;

- E por fim, Ctenocephalides canis e Ctenocephalides felix pulga encontrada em cães e gatos.

As pulgas se alimentam de sangue dos seus hospedeiros para sobreviver além de todo o desconforto que causam no momento da picada como dermatites alérgicas e a transmissão de agentes causadores de doenças como vírus e bactérias.

Por esse motivo o controle de pulgas precisa ser eficaz evitando assim a proliferação de doenças.

O ciclo biológico da pulga dura em média 30 dias, passa pela fase do ovo, larva, casulo e fase adulta, aliados a isso precisam de condições ideais de temperatura e umidade. Os ovos são depositados nos pelos dos animais e dessa forma começa a proliferação.

Por esse motivo existe a grande importância do controle de pulgas ser feito nos animais e no ambiente.

- O controle de pulgas sugere colocar uma toalha onde o animal dorme e lavar no mínimo uma vez na semana;

- Tapar vão de tacos ou assoalhos para evitar que ovos se depositem no local;

- O sistema de controle de pulgas recomenda o uso de aspiradores por ter alcance maior em pequenos lugares e posteriormente descartar o filtro evitando assim uma nova infestação.

- Cortar gramas e manter o local sempre limpo.

Seguir esses procedimentos de controle de pulgas minimizará a proliferação, porém se mesmo após todas essas recomendações o resultado não foi o esperado venha nos conhecer.

 

 

ESCORPIÕES

Controle de escorpiões na Empresa Dedetizadora Mega Quality

Tudo sobre Escorpiões

Veja mais informações sobre escorpião:

Atualmente são conhecidas cerca de 1.400 espécies de escorpiões distribuídas pelo mundo com a exceção da Antártida. No Brasil as espécies mais importantes conhecidas em Saúde Publica pertencem ao gênero Tityus serrulatus (escorpião amarelo) e Tityus bahiensis (escorpião preto).

A picada do escorpião amarelo em crianças pode ocasionar um estado clinico grave levando até a morte, entretanto a picada doescorpião preto apesar de ser dolorosa dificilmente ocasiona a morte da vitima. Comumente encontramos escorpiões sob pedras, entulhos, jardins, porões, terrenos baldios, redes de esgoto e em cemitério, devido às infestações de baratas. É possível encontrarmos também escorpiões em locais úmidos embaixo de assoalhos ou outros tipos de pisos. Nas áreas que fornecem condições para a proliferação de escorpiões, é importante não acumular materiais, restos de construção, lenhas, ou qualquer outro tipo de madeira.

Em residências localizadas em áreas rurais é aconselhável sacudir roupas e sapatos antes de utilizá-los. Para os tratamentos decontrole de escorpiões é aconselhável a utilização de inseticidas que não irritem, para não haver o desalojamento para outras áreas, dificultando o trabalho. Também é importante a realização do controle de baratas, principal fonte de alimentação dos escorpiões.

 

escorpião, também conhecido por lacrau ou alacrau, é um animal invertebrado artrópode (com patas formadas por vários segmentos) que pertence à ordem Scorpiones estando enquadrado na classe dos aracnídeos.

Etmologia e Origens O nome escorpião é derivado do latim scorpio/scorpionisLacrau vem do árabe al-'aqrab. Existem registros científicos da existência dos escorpiões há mais de 400 milhões de anos. Segundo pesquisas, foram eles os primeiros artrópodes a conquistar o ambiente terrestre. Nesta adaptação, lhes foi muito útil a carapaça de quitina que compõe o seu exoesqueleto e que evita a evaporação excessiva.

Atualmente já estão catalogadas cerca de 1600 espécies e subespécies distribuídas em 116 gêneros diferentes em todo o mundo. No Brasil existem cerca de 140 espécies. Existem escorpiões em todos os continentes, exceto na Antártida e Nova Zelândia. Encontramos espécies nos Alpes suíços e Europa em geral, no México, Estados Unidos e Canadá, na América do Sul em geral, entre lixo e entulhos das pequenas e grandes cidades, na Floresta Amazônica (Brasil), na Oceania, no norte do Mediterrâneo, no Oriente Médio, na Índia, no norte e sul da África e Ásia. Suas cores variam do amarelo palha ao negro total, passando por tons intermediários, como o amarelo-avermelhado, vermelho-amarronzado, marrom e tons de verde ou mesmo de azul.

Vida, Alimentação e Hábitos

As diferentes espécies de escorpiões têm tempos de vida muito diferentes e o tempo de vida real da maioria das espécies não é conhecido. A gama do tempo de vida parece situar-se entre os 4 a 25 anos, tendo sido 25 anos o tempo de vida máximo registado para a espécie H. arizonensis.

Preferem viver em áreas com uma temperatura entre 20 °C e 37 °C, mas sobrevivem em temperaturas de 14 °C a 56 °C. Perfeitamente adaptados às condições climatéricas do deserto, suportam uma amplitude térmica diária na ordem dos 40 °C.

São animais carnívoros e têm geralmente hábitos noturnos e crepusculares, quando caçam e se reproduzem. Sua alimentação é baseada em insetos invertebrados tais como cupins, grilos, baratas, moscas e mutucas, e também de outro aracnídeo, a aranha. Uma curiosidade a destacar é o fato de, quando da escassez completa de alimento, os animais desta espécie praticam o canibalismo para sobreviver, ou seja, devoram seus semelhantes. Os escorpiões conseguem comer quantidades imensas de alimento, mas conseguem sobreviver com 10% da comida de que necessitam, podendo passar até um ano sem comer e consumindo muitíssimo pouca água, quase nada durante sua vida inteira.

Os escorpiões têm uma forma de se alimentarem característica, usando as suas quelíceras. Estas são umas pequenas garras que saem da boca, muito afiadas, que são usadas para retirar pequenos pedaços de alimento da sua presa e colocá-los na boca. Oescorpião só digere alimentos em forma líquida, rejeitando qualquer matéria sólida (pêlo, exoesqueleto, etc.).

Os predadores naturais do escorpião são as lacraias, louva-deus, macacos, aranhas, sapos, lagartos, seriemas, corujas, gaviões, quatis, galinhas, camundongos, algumas formigas e os próprios escorpiões.

Reprodução

reprodução da grande maioria das espécies é sexuada, exigindo a intervenção de machos e fêmeas. Porém, algumas espécies possuem reprodução monóica (também chamada partenogênese), ou seja, não exige a presença de machos. Neste processo, óvulos não fertilizados dão origem a embriões vivos. Na reprodução sexuada, tal como em outras espécies, há uma dança nupcial que antecede o acasalamento. O macho limpa o chão com os pentes e deposita aí uma cápsula contendo espermatozóides (espermatóforo). De seguida, arrasta a fêmea para cima dos espermatozóides a fim de que ela os receba.

Os escorpiões são vivíparos, ou seja, não põem ovos. Podem gerar de 6 a 90 filhotes e o tempo de gestação varia com a temperatura, espécie e alimentação da mãe, podendo estar entre 2 meses e 2 anos. Os filhotes nascem completamente brancos e por meio de parto, através de uma fenda genital. Eles ficam colados ao dorso materno por cerca de 10 a 14 dias até completar-se a primeira muda (quanto mais jovem o escorpião, mais mudas ele fará) até que consigam obter seu próprio alimento sozinhos. A idade adulta é alcançada com cerca de um ano de vida.

 

 

FORMIGAS

Controle de formigas na Empresa Dedetizadora Mega Quality

Tudo sobre Formigas

Veja mais informações sobre formigas:

As formigas são insetos sociais que vivem juntos em colônias. Pertencem à ordem Hymenoptera, mesmo grupo em que se encontram as vespas e abelhas. No entanto todas as formigas estão agrupadas em uma única família, a família Formicidae.

Apesar de pertencerem a mesma família, no meio urbano encontramos formigas de hábitos caseiros, que constroem seus ninhos dentro das residências, algumas conhecidas como “Fantasma” ( Tapinoma melanocephalum), “Faraó” (Monomorium pharaonis) eformigas que penetram em residências, mas constroem seus ninhos fora dela, conhecidas como formigas de jardim ou cortadeiras. Estas formigas podem construir seus ninhos sobre a terra ou subterrâneo.

Algumas dessas formigas são conhecidas como saúvas, carpinteiras, lavapés, entre outras. As formigas de hábitos caseiros, por serem muito pequenas podem se alojar no interior de conduites e frestas da alvenaria e madeiras. Podem ser portadoras de vírus e bactérias provenientes de lixos hospitalares e áreas de UTI. As formigas que constroem seus ninhos fora da residência, causam grande destruição as plantações e jardins. Algumas espécies são xilófagas, ou seja, apesar de não serem cupins, podem consumir madeiras. Dependendo do tamanho da colônia, as formigas que constroem seus ninhos subterrâneos são capazes de criar problemas sérios de erosão, podendo criar problemas de desmoronamento em edificações e estradas.

 

As formigas são conhecidas pelas sociedades complexas nas quais a maioria delas vive. São muitas vezes mencionadas como símbolo de parcimônia e de esforço, porque muitas de suas espécies parecem exercer atividade incansável, e porque elas armazenam grande volume de comida. O estudo das formigas atrai os naturalistas desde a antiguidade. Crianças muitas vezes mantêmformigueiros para observar suas atividades. Há formigas em quase todas as regiões do mundo, exceto as polares.

As formigas que vivem no subsolo criam túneis que permitem a circulação de ar pela terra, e isso torna a terra mais produtiva e beneficia a agricultura. Algumas espécies de formigas matam insetos nocivos que destroem plantações. Muitas espécies deformigas são nocivas; invadem casas e armazéns em busca de comida e podem destruir plantas, incluindo safras alimentícias. Inseticidas químicos são usados para matar formigas.

As formigas normalmente instalam seus ninhos no chão. A terra escavada para fazer o ninho pode ser empilhada ao lado da abertura, formando um monte. O ninho é composto de diversos túneis longos que conduzem a câmaras. As câmaras servem como área de armazenagem de comida e como berçários para os filhotes.

Algumas formigas vivem na madeira de árvores ou troncos apodrecidos. As formigas trabalhadoras de uma espécie arbórea fazem ninhos tecendo folhas que unem por meio de fios de seda excretados por suas larvas. Algumas formigas têm territórios bem definidos e constroem ninhos permanentes. Outras são nômades, construindo ninhos novos a cada deslocamento. Algumasformigas compartilham seus ninhos com formigas de espécies diferentes e ocasionalmente com outras espécies de insetos, ou com aranhas. Algumas formigas fazem seus ninhos em moradias humanas, especialmente em painéis de revestimento de madeira ou fundações.

Alimentos

Algumas espécies de formigas comem insetos vivos enquanto outras se alimentam apenas de matéria animal em decomposição. Outras cultivam e comem fungos. Algumas formigas recolhem sementes e grãos para se alimentar. Diversas espécies de formigascuidam de “rebanhos” de afídeos e insetos escamosos para obter o líquido açucarado que eles excretam.

O que mais as formigas comem?

As formigas comem frutas, flores e sementes, e algumas delas comem qualquer coisa que encontrem pelo caminho, como pequenos animais.

Elas têm componentes bucais especiais para apanhar e comer alimentos. Primeiro vêm as mandíbulas, que se movem lateralmente. As formigas usam as mandíbulas para segurar comida, carregar filhotes e combater inimigos. Atrás das mandíbulas ficam as maxilas, usadas para mastigar. Mas as formigas não engolem os alimentos diretamente. Primeiro ele vai para um bucho, uma espécie de bolsa na traseira da boca. Lá, o conteúdo líquido do alimento é extraído por compressão. As formigas engolem o líquido e cospem os resíduos de alimento.

As formigas têm duas espécies de estômagos – o estômago em si e o bucho. A comida que uma formiga come para si mesma vai para o estômago. A comida que ela divide com outras formigas fica no bucho. Elas cospem essa comida para alimentar larvas e outras formigas. Formigas famintas podem acariciar outras formigas ou tocá-las com as antenas para pedir comida.

 

 

MOSQUITOS

Controle de mosquitos na Empresa Dedetizadora Mega Quality

A palavra dengue tem origem espanhola e quer dizer "melindre", "manha". O nome faz referência ao estado de moleza e prostração em que fica a pessoa contaminada pelo arbovírus (abreviatura do inglês de arthropod-bornvirus, vírus oriundo dos artrópodos).

História da Dengue

O mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, foi introduzido na América do Sul através de barcos (navios negreiros) provenientes da África, no periodo período colonial, junto com os escravos. Houve casos em que os barcos ficaram com a tripulação tão reduzida que passaram a vagar pelos mares, constituindo os "navios-fantasmas".

 

O que é Dengue?

Dengue é uma doença infecciosa aguda, cujo agente etiológico é um vírus pertencente à família Falviridae, sendo conhecidos 4 sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). É transmitido pela picada de insetos de hábitos urbanos, tendo como seu principal vetor o Aedes aegypti. Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos. O quadro clínico é amplo, apresentando desde uma síndrome febril inespecífica até quadros graves como hemorragia, choque e ás vezes óbito. É uma doença de notificação compulsória e sua forma grave é de notificação IMEDIATA. A forma clínica clássica é conhecida como dengue clássica ou febre da dengue e a forma grave, febre hemorrágica da dengue.

Dengue clássica:

  • - Febre alta com duração de 2 a 7 dias
  • - Cefaléia
  • - Dor retro-orbitária
  • - Mialgia/artralgia
  • - Exantema
  • - Pode apresentar sangramento ou não

Febre hemorrágica da dengue: Tem o início semelhante à dengue clássica. Quando ocorre a defervencência da febre, surgem as manifestações hemorrágicas (petéquias em pele ou mucosa, prova do laço positiva, epistaxe ou sangramento digestivo, entre outros); extravasamento plasmático que pode ser evidenciado por derrame pleural, ascite, derrame pericárdio, hipoalbuminemia ou ainda por aumento do hematócrito em 20% ou mais do seu valor basal.; plaquetas com valores menores ou iguais 100.000/mL.

dengue no Brasil é transmitida por uma espécie de mosquito, o Aedes aegypti, que pica tanto durante o dia como à noite. O vetor se reproduz dentro ou nas proximidades de habitações, em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas, etc.).

COMO ELE SE COMPORTA? COMO ATACA?

Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. O mosquitocostuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa.

Aedes aegypti se caracteriza por ser um inseto de comportamento estritamente urbano, sendo raro encontrar amostras de seus ovos ou larvas em reservatórios de água nas matas. Em média, o mosquito vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. Ela é capaz de realizar inúmeras posturas no decorrer de sua vida, já que copula com o macho uma única vez, armazenando os espermatozóides em suas espermatecas (reservatórios presentes dentro do aparelho reprodutor). Uma vez com o vírus da dengue, a fêmea torna-se vetor permanente da doença e calcula-se que haja uma probabilidade entre 30 e 40% de chances de suas crias já nascerem também infectadas.

Os ovos não são postos na água, e sim milímetros acima de sua superfície, em recipientes tais como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d'água descobertas, pratos de vasos de plantas ou qualquer outro que possa armazenar água de chuva. Quando chove, o nível da água sobe, entra em contato com os ovos que eclodem em pouco mais de 30 minutos. Em um período que varia entre cinco e sete dias, a larva passa por quatro fases até dar origem ao mosquito adulto.

MODO DE TRANSMISSÃO

A fêmea do mosquito pica a pessoa infectada, mantém o vírus em sua saliva e o retransmite em novas picadas. A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre nesta fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida.

QUAL O AMBIENTE IDEAL?

As fêmeas e os machos (que geralmente acompanham as fêmeas) ficam dentro das casas. A temperatura mais favorável para o desenvolvimento da larva é entre 25 a 30ºC. Abaixo e acima destas temperaturas o Aedes aegypti diminui sua atividade. Acima de 42ºC e abaixo de 5ºC ele morre.

Muitas cidades brasileiras possuem as condições propícias para o desenvolvimento do Aedes aegypti. Temperatura e umidade relativa são primordiais para o desenvolvimento do mosquito e, principalmente, para manter os ovos viáveis mesmo fora d'água. Além de serem densamente povoadas, as cidades apresentam índices de umidade relativa do ar elevados e temperaturas entre 25 e 30ºC, condições ideais para a multiplicação do vetor. Por isso, é muito importante que todos participem do combate aos focos do vetor.

MITOS E ERROS SOBRE O MOSQUITO DA DENGUE

1 - AR CONDICIONADO E VENTILADORES MATAM O MOSQUITO - MENTIRA!

Quando se usa o ar condicionado a temperatura e a umidade baixam, isso inibe o mosquito. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada. Porém não morrerá. Estes aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento quando eles estiverem desligados.

2 – PARA MATAR OS OVOS DO MOSQUITO BASTA SECAR OS RESERVATÓRIOS DE ÁGUA PARADA - MENTIRA!

Não é apenas o simples ato de secar os reservatórios de água parada que irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É preciso limpar o local também, pois o ovo ainda pode ser manter "vivo" por mais de um ano sem água.

3 – REPELENTES SÃO FUNDAMENTAIS NO COMBATE À DENGUE - MENTIRA!

Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não tem muito efeito no combate à dengue, pois têm efeito indeterminado e temporário.

4 - TOMAR VITAMINA B AFASTA O MOSQUITO - MENTIRA!

Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído pelo gás carbônico exalado pela respiração da pessoa, a ingestão de vitamina B - alho ou cebola também - (que têm cheiro eliminado pela pele) não é uma medida eficaz de combate à dengue.

Tomar vitamina B pode afastar mosquito, mais isso não dura muito e também irá variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, podendo até não ter efeito algum.

5 – QUALQUER PICADA DO MOSQUITO TRANSMITE O VÍRUS DA DOENÇA - MENTIRA!

Primeiramente é necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas não desenvolvem a doença. Entre 20 e 50% vão desenvolver formas subclínicas da doença. Ou seja, sem apresentar sintomas. Mesmo assim, é importante em caso de dúvida ou qualquer suspeita procurar o posto de saúde mais próximo.

6 – BORRA DE CAFÉ NA ÁGUA DAS PLANTAS MATA OS OVOS DO MOSQUITO - MENTIRA!

A borra de café só é eficaz no combate ao mosquito da dengue em quantidades muito elevadas, sendo que já foi verificado na prática que a larva do Aedes aegypti se desenvolve em água suja de borra de café. Ao invés de usar a borra, tente eliminar os pratos dos vasos, ou coloque areia até as bordas deles de forma a eliminar a água. Lave também os pratos com bucha e sabão semanalmente. Isso sim é eficaz contra a dengue.

7 – AS LARVAS DO MOSQUITO SÓ SE DESENVOLVEM EM ÁGUA LIMPA - MENTIRA!

Embora as fêmeas do Aedes aegypti tenham preferência por depositar os ovos em recipientes com água limpa, elas também podem colocá-los em criadouros com água suja e parada. Então para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja.

 

 

 

 

 

 

 

Faça seu orçamento

Ligue agora:

11 - 2254 - 9578

OU

Nos mande um e-mail